Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam.
Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.
A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação.
Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um lê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.
LEONARDO BOFF em "A Águia e a Galinha"
(Imagem de autoria desconhecida )
3 comentários:
fiquei de olho nesse livro esse final de semana... coincidência? será? acho que ele vai entrar pra lista de desejos... beijokas
Boff, nos retrata um agrande verdade, lemos sim com os olhos que temos e interpretamos conforme o mundo onde colocamos os pés.
Gosto dele!
Palavras sempre sábias de L.Boff.
beijos
Postar um comentário