Confesso: houve um tempo turbulento em que a leitura dos contos de Tchecov fazia parte das noites insones. Abria-se uma janela, e aquilo que parecia horrível acabava ficando apenas ruinzinho na manhã seguinte.
Foi por acreditar nesse princípio - ler é um remédio - que as britânicas Susan Elderkin e Ella Berthohoud ambas especialistas em letras, criaram o serviço de "biblioterapia" na School of Life, instituição londrina inaugurada em setembro que traz palestras e aulas com bambas como o filósofo Alain de Botton. É uma tendência mundial, haja vista experiências brasileiras como a Casa do Saber (no Rio e em São Paulo) e o Studio Clio (em Porto Alegre).
Mas a terapia com livros parece ser mesmo a maior novidade. Como funciona? Por cinco meses, as duas vão procurar levantar (ao vivo, com hora marcada, pelo telefone ou via e-mail) os hábitos de seus "pacientes". Traçado um diagnóstico, indicam uma lista de obras que possam trazer sabedoria e diversão. "Nós ajudamos aqueles que querem encontrar uma nova perspectiva com a literatura, ou que perderam o hábito de abrir livros, procurando restaurar os prazeres da leitura", diz Susan, que admite contar com um receituário eclético e de alto nível. "Podemos recomendar clássicos como Ovídio ou leituras menos densas como Raymond Chandler. Também indicamos norte-americanos como Salinger, além de traduções de Saramago e outros autores".
LEANDRO SARMATZ
Revista "VIDA SIMPLES"
de outubro/2008, edição 71
( Desconheço a autoria da imagem )
3 comentários:
vou add você lá na minha lista e passar a visitar também! Tinha esquecido que você tinha blog..
beijos ;*
Isso deve ser sensacional, mas fico pensando como seria um tipo de ajuda desse tipo num país como o nosso.
PS: Obrigada por ter assinado meu guestbook.
beijins cariocas e bom fim de semana
Rose,
Gostei da novidade!!! Adoro ler.
Lembrei da terapia com filmes!
Acredito que a leitura nos transforma, nos transporta e nos mostra situações e dramas que nos dão uma perspectiva nova e nos levam a reflexões que sempre nos ajudam a entender melhor nossa propria vida.
E acompanhamento e com indicação de livros pelas especialistas, deve ter um resultado maravilhoso.
bjs
Marilac
Postar um comentário