sábado, 1 de novembro de 2008

PARA APRENDERMOS A OUVIR...

[ Porque a arte de ouvir nos
requer atenção e cuidado com o outro...]
Fonte da imagem: www.interjornal.com.br
O ato de ouvir exige humildade de quem ouve. E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça, mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos. Mas isso, admitir que o outro vê coisas que nós não vemos, implica reconhecer que somos meio cegos... Vemos pouco, vemos torto, vemos errado. Bernardo Soares diz que aquilo que vemos é aquilo que somos. Assim, para sair do círculo fechado de nós mesmos, em que só vemos nosso próprio rosto refletido nas coisas, é preciso que nos coloquemos fora de nós mesmos. Não somos o umbigo do mundo. E isso é muito difícil: reconhecer que não somos o umbigo do mundo! Para se ouvir de verdade, isso é, para nos colocarmos dentro do mundo do outro, é preciso colocar entre parênteses, ainda que provisoriamente, as nossas opiniões. Minhas opiniões! É claro que eu acredito que as minhas opiniões são a expressão da verdade. Se eu não acreditasse na verdade daquilo que penso, trocaria meus pensamentos por outros. E, se falo, é para fazer com que aquele que me ouve acredite em mim (...).
É norma de boa educação ficar em silêncio enquanto o outro fala. Mas esse silêncio não é verdadeiro. É apenas um tempo de espera: estou esperando que ele termine de falar para que eu diga a verdade. A prova disto está no seguinte: se levo a sério o que o outro está dizendo, que é diferente do que penso, depois de terminada a sua fala eu ficaria em silêncio, para ruminar aquilo que ele disse, que me é estranho. Mas isso jamais acontece. A resposta vem sempre rápida e imediata. A resposta rápida quer dizer: "Não preciso ouvi-lo. Basta que eu me ouça a mim mesmo. Não vou perder tempo ruminando o que você disse. Aquilo que você disse não é o que eu diria, portanto está errado...".
Rubem Alves
em "Ostra feliz não faz pérola"


3 comentários:

Rosa Carvalho disse...

Rose, amei o texto e como vc mesmo sabe a arte da minha profissão não é somente saber ouvir como também saber fazer as colocações psicoterápicas necessárias naquela sessão.
Para isso realmente é necessário respeitar a fala do outro e com isto aprendemos a deixar de lado os nossos preconceitos, opiniões neutralizando a fala através da escuta.
Por isso um bom profissional de Psicologia antes de tudo tem que aprender a ouvir e a respeitar o indivíduo como um ser único. abçs Rosa

Marilac disse...

Rose,
"Aprender a ouvir"...Achei estranho a primeira vez que li sobre isso, e ai fui percebendo que ouvir realmente é uma arte, um ato de amor ao proximo.
Quando ouvimos atentamente percebemos até o não dito, e entendemos melhor a mensagem.

Gosto muito dos textos do Rubem Alves!

bjs
Marilac

Beth/Lilás disse...

Rose, querida!
Isso é uma arte já percebi.
Tem vezes que falamos demais e não deixmos o outro falar, mas com policiamento, çcoo faço comigo mesma, aprendi a ouvir mais e falar quando me deixam.
As mulheres quando ficam mais velhas, costumam falar demais e não ouvir as pessoas. Tenho algumas amigas assim que eu ligo prá elas e logo elas engatam numa conversa e noutra, nem percebem que eu liguei às vezes para falar alguma coisa.
Mas, é a vida! Aprendemos com o tempo, se quisermos e nos observarmos.
bjs e lindo domingo

Poderá também gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...