Patriotismo, do grego patriótes (patrício), é o sentimento de orgulho, amor , e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, vultos históricos, riquezas naturais, e patrimônio material e imaterial) . É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidário com os seus compatriotas .
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Há quem defenda a ideia de que torcer pelo Brasil, principalmente nesta Copa, não é patriotismo; que futebol nada tem a ver com este sentimento.
Respeito tal opinião, embora não possa concordar com ela, pois o que temos visto nos estádios, especialmente nos dias de jogos do Brasil, é uma quantidade inacreditável de brasileiros, vestindo as cores do país com orgulho, cantando o hino nacional de modo emocionante,
marcando presença com sua garra e amor à nossa pátria!
"Tudo por causa do futebol!" - insistirão alguns. "Agem assim, porque são apaixonados por esse esporte!"
"Mas o futebol já não é um patrimônio brasileiro?"- pergunto eu. "Como então não consideramos tal riqueza como expressão patriótica?"
2 comentários:
Sim, minha cara amiga Rose, é uma expressão de patriotismo e sentimentos misturados.
Só não consigo dizer o que muitos dizem "Vai Brasil!" quando se referem à seleção, seria mais adequado:
"Vai Seleção!", porque para dizermos a primeira frase, temos que ter acima de tudo o comportamento cívico o ano inteiro e não é isso que vemos no resto do ano.
Torcer pelo futebol é algo que já vem nos nossos genes, mas misturar o sentimento é que eu acho uma coisa absurda, pois as pessoas que torcem e se descabelam, gritam, bebem, buzinam, na maioria das vezes, não pensa no quanto este Brasil precisa de sua ajuda para continuar 'indo'.
Ótima reflexão, adorei!
beijos cariocas
Pois é, Beth! Concordo plenamente com suas colocações. A grande questão , neste caso, é a generalização e radicalização tanto na posição contrária, quanto na favorável. É preciso ter bom senso para analisarmos as situações sem partidarismo político, com a visão do que é o melhor para o nosso país. É uma questão também de consciência, de sabermos que tipo de cidadãos temos sido. Obrigada pela sua presença sempre marcante por aqui!
Beijos!
Postar um comentário