terça-feira, 28 de agosto de 2007

"ORLANDO TERUZ: UM OLHAR SOBRE INFÂNCIA E AMIZADES"

"Ciranda com cabra cega"

"Jogo de bola"

"As inocentes brincadeiras entre crianças são tema recorrente da obra de ORLANDO TERUZ (1902-1984), autor das pinturas que ilustram esta página(...).
No registro criativo da infância e seus brinquedos, o pintor carioca contribuiu para a consolidação da paisagem nacional nas artes plásticas brasileiras(...).
TERUZ foi influenciado, ainda jovem, pelos primitivos flamengos e renascentistas italianos. Obstinado e inquieto, não demorou até transportar as técnicas assimiladas das escolas estrangeiras para o cenário de sua cidade e país.
Seguiu, assim, o projeto de toda uma geração de artistas plásticos brasileiros que participou da histórica Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo(...).
Durante mais de cinqüenta anos permaneceu fiel à pintura figurativista e ao colorido de notável intensidade para retratar o seu país e seu tempo. Reconhecido como grande personalidade da pintura brasileira do século XX, ORLANDO TERUZ participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Hoje, sua obra está representada em museus de todo o mundo, como no Museu de La Plata, na Argentina, e no Museu do Vaticano."
*****************************************************************************************
("LeiturasCompartilhadas" - Ano 3, fascículo 10)


Nenhum comentário:

Poderá também gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...