domingo, 9 de novembro de 2008

POESIA DOS ANOS 70


25 anos atrás,
o Brasil se despedia de um de seus grandes ícones da poesia dos anos 7o:
ANA CRISTINA CÉSAR, a quem homenageamos aqui,
divulgando um de seus instigantes poemas, escrito em 02/10/71:

Abri curiosa
o céu.
Assim, afastando de leve as cortinas.
Eu queria rir, chorar
ou pelo menos sorrir
com a mesma leveza com que os ares me beijavam.
Eu queria entrar
coração a coração,
inteiriça,
ou pelo menos mover um pouco,
com aquela parcimônia que caraterizam
as agitações me chamando.

Eu queria até mesmo
saber ver,
e num movimento redondo
como as ondas
que me circundavam, invisíveis,
abraçar com as retinas
cada pedacinho de matéria viva.

Eu queria
(só)
perceber o invislumbrável
no levíssimo que sobrevoava.

Eu queria
apanhar uma braçada
do infinito em luz que a mim se misturava.

Eu queria
captar o impercebido
nos momentos mínimos do espaço
nu e cheio.
Eu queria
ao menos manter descerradas as cortinas
na impossibilidade de tangê-las.

Eu não sabia
que virar pelo avesso
era uma experiência mortal.

ANA CRISTINA CÉSAR
(RJ- 02/06/52 - RJ- 29/10/83)
Uma das principais poetas da geração mimeógrafo
ou da chamada literatura udigrudi ou marginal dos anos 70.

A quem interessar possa,
sugiro dois de seus livros para início de viagem por seu universo poético que defino com suas próprias palavras: "é jazz do coração"...

E que essa música conquiste,
produza ritmos novos ,
seja um novo tom para
a POESIA DA VIDA!



2 comentários:

Beth/Lilás disse...

Nossa, morreu tão jovem!
Excelente escritora!
Adorei conhecer sua poesia.

Rose, convido você e seus amigos a lerem meu post sobre Adoção que faz parte da blogagem coletiva que se inicia hoje.
Verá um depoimento maravilhoso lá deixado.

bjs cariocas e uma ótima semana!

Irmão Sol, Irmã Lua disse...

“Sorella”,
Muito interessante a poesia da Ana Cristina e bastante original.
As imagens de que ela faz uso para traduzir o que lhe vai na alma com seus desejos e aspirações, além de criativas, são instigantes e estimulam o nosso pensamento.
Beijo,
Benja.

Poderá também gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...