sexta-feira, 4 de abril de 2008

SOBRE A RESILIÊNCIA



"A resiliência é caracterizada por um conjunto de atitudes adotadas pelo ser humano para resistir aos embates da vida. O termo vem de uma propriedade da Física sobre a capacidade que os corpos têm de voltar à sua forma original, depois de submetidos a um esforço intenso. Fazer a transposição da Física para a Psicologia não é possível porque aplicado aos seres humanos, o conceito se destaca exatamente pela capacidade do indivíduo dar a volta por cima das situações de risco e voltar TRANSFORMADO, crescendo com a experiência.
A análise dos comportamentos leva à idéia de que todo ser humano traz dentro de si essa capacidade inata. Alguns a estimulam por si mesmos, sobrepujando guerras, maus tratos, conflitos diversos. Outros precisam de ajuda externa, seja de comunidades religiosas ou não, da família ou de terapeutas para ajudá-los a criar os fatores de proteção que suavizam os fatores de risco. Ou seja, são forças internas e externas que contribuem para minorar esses fatores de risco. E a essa força chama-se RESILIÊNCIA. Assim diz-se que um indivíduo é resiliente quando consegue superar ( e não necessariamente eliminar) as adversidades, encontrando forças para aprender com elas.
A forma como lidamos com os agentes estressores é que determinaria o grau de resiliência alcançado. O ser resiliente não foge das opressões e consegue neutralizar seus efeitos sem que necessariamente as mesmas sejam afastadas ou diminuídas.
Como exemplo, citamos os sobreviventes dos campos de concentração que, apesar de todas as adversidades, ainda encontraram dentro de si mesmos força para resistir, sem que tenha havido redução da exposição ao risco."
FÁTIMA ARAÚJO DE CARVALHO -
Mestre em Psicologia da Educação - PUCSP








2 comentários:

vieira calado disse...

Obrigado pelas palavras deixadas no meu blog de poesia e pela que me enviou.
Beijinhos.

Ela disse...

Não conhecia o termo , apenas a ação.

Seria Resiliente ? Alguém que convive, supera as adversidades, encontrando forças para aprender com elas.

Poderá também gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...