DA SOLIDARIEDADE
"Solidariedade é consciência de que a humanidade é uma só, um só corpo e que cada membro é importante para que o todo seja saudável. Solidariedade é laço, vínculo, responsabilidade. Solidariedade é amor. Amor é potência e é ato. Amor é semente e fato. Realidade construída que se manifesta no íntimo de cada um e na convivência com o grupo."
"Eis o nosso divino mister, nosso mandamento de solidariedade: cumprir a missão de permitir que as sementes de solidariedade enfeitem os jardins da vida para que nossas janelas revelem uma paisagem mais bela. Sementes de solidariedade... desafios de transformação: o medo em coragem, o comodismo em ação, o ódio em amor!
A solidariedade nos fará ver o humano, o fundamental, dentro de cada pessoa. Ainda que oculto sob a face embrutecida pela violência, pelo abandono, pela tristeza. A semente está lá. Pergunte a qualquer criança."
Maria Lúcia Alckmin -
Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo,
em prefácio ao livro "Caminhos de Solidariedade" -2001
3 comentários:
Lindo texto!
É a solidariedade que faz o homem se tornar humano. Interessante que nos momentos de dor ela sempre está presente, me parece que o sofrimento faz com que olhemos o outro como irmão. Sentimos que todos somos iguais e que é preciso dar as mãos para vencermos, não só as dificuldades coletivas, mas também as pessoais .
Com ternura eterna,
Benja.
A imagem expressa o texto , e o texto a imagem, casamento perfeito!
Rose,
O Benja disse o que penso: no sofrimento a gente sempre encontra os corações amigos abertas e mãos calorosas estendidas...
Mesmo nesse confundo mundo, a gente pode perceber que o sentimento do ser humano é fraterno e solidário.
Beijos e um bom final de semana!
Carol
Postar um comentário