domingo, 1 de junho de 2008

MINHAS IMPRESSÕES

Terminei a leitura deste livro há algumas horas atrás e , como prometi, vim direto ao computador, para deixar as minhas impressões com vocês.
"Amor em minúscula", de Francesc Miralles, é um romance terno, que nos traz a lição do olhar para as pequenas coisas e nos vai convidando, ao longo de seu enredo, a valorizar os sinais mágicos da vida.
Num primeiro momento, o que me chamou a atenção foi o seu título, para mim, inusitado, já que raramente imaginamos o amor como um sentimento a ser expresso em minúscula. Senti-me provocada e, desde as primeiras páginas até a última - poesia pura! - vi-me envolvida com a história de Samuel, um solitário professor de filologia germânica, que tem a sua vida transformada a partir de uma série de ocorrências, aparentemente isoladas, mas que, em essência, são elos fundamentais ao seu crescimento e à sua felicidade pessoal.
A narrativa se inicia no Ano Novo, uma metáfora significativa de renovação. E realmente tudo seria diferente e especial para aquele professor tão habituado à solidão rotineira. Um gato, um vizinho, um homem de comportamento irreverente, o reencontro com um amor antigo compõem a cadeia de acontecimentos que tem um sentido primordial: a compreensão de que o futuro depende de atos mínimos praticados no presente. Amor em minúscula, portanto, é aquele que se expressa diariamente, nos gestos mais simples, e que, por conseqüência natural , se expande e se multiplica...
Além da beleza de sua mensagem, não me passou despercebida a preciosa carga de informações que Francesc Miralles nos oferece sobre obras e autores alemães, o que nos proporciona um enriquecimento cultural relevante.
Uma leitura agradável. Uma aprendizagem necessária a todos nós. Recomendo!

4 comentários:

Marilac disse...

Oii Rose,
Adorei suas impressões...
Obrigada por partilhar, eu também achei engraçado o titulo, então é uma bela forma de mostrar que o amor deve se expressar diariamente, nos gestos mais simples...
Estou agora com mais vontade ainda de ler logo esse romance.

Bjs
Marilac

Carol Timm disse...

Rose,

Concordo com a Mari... o título é até engraçado... mas pelo que falou deve ser ótimo mesmo!

Melhor ainda começar a semana com uma boa leitura e belas reflexões sobre o Amor nas pequenas coisas.

Beijos,
Carol

Lomyne disse...

parece bem bacana, fica para a lista dos por ler (tenho 8 livros já comprados na fila, acho que vai demorar, mas enfim...)

Mel disse...

Rose, fiquei curiosa.
Acho que vou procurá-lo também!
Beijos, Mel

Poderá também gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...