quarta-feira, 30 de julho de 2008

ACADEMIA NA ROÇA

[ Porque sempre é tempo
de espalhar uma BOA IDÉIA! ]
Trocar o conforto da cama para se exercitar nos fins de semana sempre exige uma boa causa: ganhar mais saúde, socializar - e cuidar das áreas verdes do bairro. Estranho? Não na Inglaterra. Há dez anos, a ONG inglesa BTCV administra a bem-sucedida Green Gym ("academia verde"), um programa de malhação em benefício da natureza. Em encontros semanais, voluntários fazem três horas de exercícios em sessões de plantio e poda de árvores, construção de cercas ou lixeiras de madeira, manutenção de canteiros, cultivo de hortas e abertura de trilhas. Dessa forma, estima-se que os mais de 10 mil participantes dos 95 grupos de Green Gym do Reino Unido já tenham recuperado 2500 praças públicas, canteiros, parques ecológicos - além de ficar em melhor forma física.
Chloe Kegg, gerente de suporte e operações da BCTV, garante que os líderes de grupos, com no máximo 12 pessoas, são devidamente treinados para orientar os exercícios físicos e cuidar da segurança. "Cada atividade é cuidadosamente ensinada e supervisionada e, antes de cada sessão, há muito aquecimento e alongamento", diz Chloe.
Os encontros são gratuitos e têm o mérito de incluir e envolver membros de uma comunidade em torno de um bem comum, além de valorizar suas habilidades pessoais, como carpintaria e jardinagem.
Na Inglaterra, a BCTV conta com apoio financeiro do governo para custear e treinar os grupos por dois anos, incentivando-os em seguida a tornarem-se auto-suficientes.
A idéia poderia pegar por aqui. Quem não gostaria de terminar a malhação na pracinha com um novo canteiro de flores?
Texto de CRISTIANE ASSIS,
publicado na Revista "Vida Simples" , ed. 69, agosto de 2008.
( Foto de Marcelo Zocchio )

2 comentários:

Marilac disse...

Oii Rose,
Eu adoraria!
Que bela idéia !!!
Malhação e trabalho voluntário!
Com um programa desses estariamos cuidando do corpo e da alma, e ainda estariamos embelezando a cidade!!!

Bjs
Marilac

Beth/Lilás disse...

Ah, querida amiga!
Como eu gostaria que aqui tivesse um projeto assim!
Hoje mesmo, fiquei triste ao pbservar que algumas árvores do meu bairro em seus canteiros, servem para jogarem pontas de cigarros.
Como nosso povo é porco!
Senti-me impotente diante desse descaso.
beijo carioca

Poderá também gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...