sábado, 12 de julho de 2008

DO RESPEITO

( A SI E AO OUTRO...)

2 comentários:

Irmão Sol, Irmã Lua disse...

“Sorella”,
Muito fiquei a meditar sobre esse “post”.
O respeito ao outro deve ser sempre o princípio de qualquer relação. São as “esquisitices” e/ou o jeito metafórico de ser, que torna o outro um ser único e especial. Muitas fezes são estas coisas que encantam e aproximam as pessoas. Quando o entendimento se faz e sentimos o outro (com sua permissão) nos revelando suas aspirações e sentimentos mais sagrados e suas fragilidades mais internas, estabelece-se um momento de comunhão e total confiança que é preciso dignificar na maioria das vezes com o silêncio, deixando só o coração falar pelo olhar, pois há uma compreensão de almas, que, a partir daí, se tornam irmãs.
Intimamente busco, nesse instante, elevar o pensamente a Deus agradecido pela momento especial de entendimento (tão raro nos dias de hoje) vivenciado e pela confiança depositada em minha pessoa, rogando que Ele abençoe e ampare esse ser amigo que se faz tão próximo de nossa alma. As palavras de Schweitzer (que pretendo postar brevemente de forma mais completa) vêem ao encontro do que sempre pensei a respeito das relações, em especial entre amigos, onde devemos sempre ter o que ele chama perfeitamente de “pudor espiritual”. Fundamental é buscar sempre respeitar a vida interior do nosso irmão, preservando-a cuidadosamente.
Com ternura,
Benja.

P.S. Achei linda a imagem da criançinha de costas, muito interessante o casamento dela com o texto.

Irmão Sol, Irmã Lua disse...

As palavras de Schweitzer que esqueci de colocar com o comentário anterior:
“A criatura humana não deve ter a pretensão de querer violar a alma do seu semelhante. É falta de delicadeza analisar os outros (...). Não existe só um pudor físico, mas também um espiritual, que é mister respeitar (...). Só quem respeita a vida interior do próximo pode, realmente, agir sobre ele.”

Poderá também gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...