segunda-feira, 15 de setembro de 2008

MANDATO PESSOAL

[ Para que iniciemos bem a nossa semana... ]
( Imagem de autoria desconhecida )
Não precisa você perguntar pelos desígnios da vida a seu respeito. O que temos a fazer está perto, quando o dia retorna. Seu posto - seu compromisso.
O dever chega traçado pelas circunstâncias. Ninguém necessita espiar longe para descobrir o mandato de que se investe.
Observe em derredor a obrigação que lhe reclama devotamento. Às vezes, é um filho que espera por seu exemplo, de outras, o problema doméstico a exprimir-se multiface, requisitando atenção.
Urge perceber que o contrato de serviço assinado perante as leis do destino não se circunscreve ao âmbito do lar.
Estende-se para além.
Seu encargo de auxiliar alcança o chefe que se fez incompreensivo, o companheiro que se cansou a meio do caminho, o subalterno em dificuldade, o irmão anônimo que pede apoio e compreensão.
Não se diga em atividade apagada. Toda tarefa proveitosa jaz impregnada de grandeza. Nenhuma insignificante, nenhuma inútil.
Os técnicos que idealizam e levantam os veículos modernos dependem dos seringueiros para calçá-los.
A onda radiofônica transmite a palavra de um continente a outro, subordinando-se à válvula para conferir-lhe expressão. A escalada do progresso necessita de esforço conjunto. Conjunto é obra de todos.
Sua incumbência de hoje não é lugar fixo e sim degrau. Subida exige suor.
Rebento frágil, se atende às imposições da natureza, converte-se em árvore frutífera. Aprendiz que persevera no estudo será comandante do ensino. Concretize o trabalho que lhe foi confiado. É seu.
Jesus não solicitou a salvação do mundo a ninguém. Esta a maior petição que o Mestre nos endereçou: "amai-vos uns aos outros como eu vos amei", querendo significar que o coração de cada um deve sair ao encontro de outros corações, através do serviço.
Segundo é fácil de ver, a nossa construção mais urgente é fazer o que a vida nos pede fazer a benefício dos outros. Fora disso, o que empreendermos será fuga. Toda fuga é atraso.
Estejamos convencidos de que o mal - o mal verdadeiro expressando cristalização de ignorância - nasce invariavelmente do bem que retardou.

KELVIN VAN DINE em "Técnica de Viver"


4 comentários:

Clecia disse...

Que belo texto! Não conhecia. Um abraço e boa semana!

Michelle Dangeli disse...

Depois desse texto lindo e engrandecedor, tenho certeza que começo a semana bem. Abraços fraternos, Rose.

Donaella disse...

Estou por escrever um ensaio sobre as direções deste mundo contemporâneo. E um dos pontos que eu e os escritores do mesmo conseguimos visualizar é o avanço pela coletividade. Estamos onde estmos pelo egoísmo independente.Os voos serão alçados mediante a união por caminhos possíveis e que prezem o "ao lado".
Adorei estar aqui!!!
Bj

Marilac disse...

Rose,
Que texto inspirador!
Além de nos orientar para a ação voltada para o bem, também ensina através de palavras ncorajadoras que nosso compromisso está sempre perto de nós.
Temos sempre tanto a fazer, tantas oportunidades de ajudar, de ouvir, de amparar, de ser instrumento de paz .

abraços,
com carinho,
Marilac

Poderá também gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...