segunda-feira, 23 de agosto de 2010

VIAGEM

"A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o viajante se sentou na areia da praia e disse: "Não há mais o que ver", sabia que não era assim. O fim da viagem é apenas o começo doutra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre."
JOSÉ SARAMAGO -
"Viagem a Portugal"

( O amadurecimento nos leva, às vezes, a conclusões difíceis sobre nós mesmos, sobre os caminhos trilhados, as escolhas feitas...
Importa, nesse caso, encararmos cada etapa como parte de um novo percurso que se nos abre à vida e seguirmos , resolutos, em busca daquilo que sabemos ser essencial À NOSSA ILUMINAÇÃO.
Não é fácil, mas traz plenitude...
Para isso, estamos aqui, ainda que tenhamos que repassar as lições...
Há sempre paisagens novas para conhecermos. Há sempre o que se ver, o que se descobrir!.... Isso é possível!
Mesmo que seja necessário voltar alguns passos
para recomeçarmos a viagem!... )
( Desconheço a autoria da foto )

4 comentários:

[m_] disse...

Uma reflexão que merece ser lida e relida...

Obrigada por isso...
Um beijo!

Irmão Sol, Irmã Lua disse...

O que importa, querida “Sorella”, é sempre buscarmos olhar além, voltar o coração para o que é ETERNO e por AMOR a cada nova etapa ou fase de nossas vidas. Assim, saberemos que os caminhos e as escolhas, apesar de difíceis, nos trarão, ao final da viagem, a grata satisfação de termos feito o melhor que podíamos no cumprimento do nosso dever.
Um beijo de carinho,
Benja

Ela disse...

adoro Saramago!Quanto a voltar alguns passos para recomeçar... isso não é nem fácil!

Marilac disse...

Rose,
Essas palavras do Saramago e sua reflexão sempre tão sensata e iluminada aqueceram meu coração.
Viver é uma viagem !
O amadurecimento nos traz alguns aprendizados dificeis mas necessários.Que Deus esteja sempre nos protegendo e inspirando pelos caminhos da vida.

Abraços,
Marilac

Poderá também gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...