sábado, 28 de junho de 2014

QUESTÃO DE OPINIÃO

Patriotismo, do grego patriótes (patrício), é o sentimento de orgulho, amor , e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeirahinobrasãovultos históricosriquezas naturais, e patrimônio material e imaterial) . É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidário com os seus compatriotas .
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



        
  
Há quem defenda a ideia de que  torcer pelo Brasil, principalmente nesta Copa, não é patriotismo; que futebol nada tem a ver com este sentimento.
                   Respeito tal opinião, embora não possa concordar com ela, pois o que temos visto nos estádios, especialmente nos dias de jogos do Brasil, é uma quantidade inacreditável de brasileiros, vestindo as cores do país com orgulho, cantando o hino nacional de modo emocionante, 
marcando presença com sua garra e amor à nossa pátria! 
            "Tudo por causa do futebol!" - insistirão alguns. "Agem assim, porque são apaixonados por esse esporte!"
"Mas o futebol  já não é um patrimônio  brasileiro?"- pergunto eu. "Como então não consideramos tal riqueza como expressão patriótica?"

                   



2 comentários:

Beth/Lilás disse...

Sim, minha cara amiga Rose, é uma expressão de patriotismo e sentimentos misturados.
Só não consigo dizer o que muitos dizem "Vai Brasil!" quando se referem à seleção, seria mais adequado:
"Vai Seleção!", porque para dizermos a primeira frase, temos que ter acima de tudo o comportamento cívico o ano inteiro e não é isso que vemos no resto do ano.
Torcer pelo futebol é algo que já vem nos nossos genes, mas misturar o sentimento é que eu acho uma coisa absurda, pois as pessoas que torcem e se descabelam, gritam, bebem, buzinam, na maioria das vezes, não pensa no quanto este Brasil precisa de sua ajuda para continuar 'indo'.
Ótima reflexão, adorei!
beijos cariocas

Rose disse...

Pois é, Beth! Concordo plenamente com suas colocações. A grande questão , neste caso, é a generalização e radicalização tanto na posição contrária, quanto na favorável. É preciso ter bom senso para analisarmos as situações sem partidarismo político, com a visão do que é o melhor para o nosso país. É uma questão também de consciência, de sabermos que tipo de cidadãos temos sido. Obrigada pela sua presença sempre marcante por aqui!
Beijos!

Poderá também gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...