domingo, 27 de janeiro de 2008

COM A PALAVRA: MANOEL DE BARROS

"EU ESCREVO COM O CORPO
POESIA NÃO É PARA COMPREENDER
MAS PARA INCORPORAR"

*************************************************************

"Aos poetas é reservado transmitir a essência. Vem daí que é preciso humanizar de você a natureza e depois transfazê-la em versos."

"Porque é nos sentidos que a poesia tem fonte.
(...) Poeta não é necessariamente um intelectual; mas é necessariamente um sensual. Pois não é ele que diz eu-te-amo para todas as coisas?"
"O jeito que eu tenho de me ser não é falando; mas escrevendo."

"Meu negócio é com a palavra. Meu negócio é descascar as palavras, se possível, até a mais lírica semente delas."

"O verso balança melhor com palavras curtas."

"A mim me parece que é mais do que nunca necessária a poesia. Para lembrar aos homens o valor das coisas desimportantes, das coisas gratuitas.(...) Quanto à função da poesia...Creio que a principal é a de promover o arejamento das palavras, inventando para elas novos relacionamentos, para que os idiomas não morram a morte por fórmulas, por lugares comuns.

(...) Além disso, a poesia tem a função de pregar a prática da infância entre os homens. A prática do desnecessário e da cambalhota, desenvolvendo em cada um de nós o senso do lúdico. Se a poesia desaparecesse do mundo, os homens se transformariam em monstros, máquinas, robôs."
( Trechos de entrevista a MARTHA BARROS para o Correio Brasiliense )


******************************************************


MANOEL DE BARROS POR ELE MESMO:
Sou um sujeito de recantos.
Os desvãos me constam.
Tem hora leio avencas.
Tem hora, Proust.
Ouço aves e beethovens.
Gosto de Bola-Sete e Charles Chaplin.
O dia vai morrer aberto em mim.
*******




2 comentários:

Carol Timm disse...

Rose,

Gostei muito de ler um pouco da entrevista do Manoel de Barros.

Especialmente hoje que estava me indagando sobre a poesia.

Beijos,
Carol

Irmão Sol, Irmã Lua disse...

"O poeta é um ser que é capaz de despertar o bem que dorme no fundo do coração humano." (Gandhi).

Linda menina,
conheço pouco do Manoel de Barros, mas o que já pude ler gostei.
Concordo com ele, "aos poetas é reservado transmitir a essência"; pessoalmente não tenho essa capacidade e admiro esses seres especiais que são os poetas. Você, com suas "eternessências", tem despertado os bons sentimentos nas pessoas e transmitindo toda doçura de seu coraçãozinho de poetisa.
Beijos ternos,
Benja.

Poderá também gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...