sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O POETA (fragmentos)

A vida do poeta tem um ritmo diferente
(...)
Ele é o eterno errante dos caminhos
Que vai pisando a terra e olhando o céu
Preso pelos extremos intangíveis
Clareando como um raio de sol a paisagem da vida.
O poeta tem o coração claro das aves
E a sensibilidade das crianças.
(...)

Ele é cheio de amor para as coisas da vida
E é cheio de respeito para as coisas da morte.
(...)
A sua poesia é a razão da sua existência
Ela o faz puro e grande e nobre
E o consola da dor e o consola da angústia.
A vida do poeta tem um ritmo diferente
Ela o conduz errante pelos caminhos,
pisando a terra e olhando o céu
Preso, eternamente preso pelos extremos intangíveis.
VINÍCIUS DE MORAIS

6 comentários:

Gabriel disse...

A sensação que eu tenho é de que ao poeta o que cabe, no fundo no fundo, é sentir de forma mais intensa o mundo que se constrói ao seu redor.

Mas a escolha da imagem foi ótima. Sentir tanto, realmente, é caminhar em uma linha tênue. De repente tamanha intensidade pode te derrubar, e você fica imobilizado. É como estar tão pesado (ou tão leve), que fica difícil ter alguma referência, algum controle...

Carol Timm disse...

Rose,

Todos os sentimentos de quem escreve ou lê poesia convergem para o POEMA, esse conjunto mágico de palavras e melodia...

Beijos e um bom domingo para nós e com muita poesia!

Carol

meus instantes e momentos disse...

Lindo post, a sensibilidade de sentir o poema, tanto de quem faz, de quem mostra e de quem lê...
Gosto do teu blog.
Tenha um feliz domingo.
Maurizio

Beth/Lilás disse...

Eita, grande Vinícius!

beijo carioca

Melissa disse...

Rose, estou aqui para deixar um beijo e me despedir... Vou dar mais um tempo do blog...
Continuarei com as visitas, pois este teu espaço me dá ânimo e colore a vida de qualquer um!

Beijos pra ti, paz e felicidade!

Fernando Aquinea disse...

As palavras de Vinicius sempre me agradam. Aos que escrevem nesse mundo louco, é sempre preciso parar e ler os grandes mestres.e

Poderá também gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...