"...Esta antiga forma poética permanece hoje ainda revelando a sensibilidade dos poetas na busca da essência da natureza, no íntimo de todas as coisas de forma simples, sutil e artística. Seu pequeno tamanho está relacionado com a busca da unidade de forma compacta, com o foco e com o fato de que é mais fácil transmitir, lembrar e reviver rapidamente as impressões em poemas curtos..."
******
( R. H. BLYTH )
*******
"As vantagens sobre o estudo e disciplina na escrita e apreciação de haicais são infindáveis. Áreas da vida como percepção, concentração, escrita em geral, comunicação, relacionamentos, intuição, autoconhecimento, meditação, expressão e gosto estético são afetadas e desenvolvidas de forma surpreendente e enigmática por quem entende e participa do haicai."
******
Uma das mais belas definições de haicai é a de LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL:
Que é um Haicai?
É o cintilar das estrelas
num pingo de orvalho!
Agora aprecie estes outros:
Quietude -
O barulho do pássaro
Pisando em folhas secas.
(Ryush)
Já é primavera:
Uma colina sem nome
Sob a névoa da manhã.
( Matsuo Basho)
Passo a passo
sobre a montanha no verão -
de repente o mar.
( Issa)
"...O objetivo é capturar a essência do local numa poesia contemplativa com grande valorização nos contrastes, na transformação e dinâmica, nas cores, nas estações do ano, na união com a natureza, no momento passageiro versus eternidade ( ruptura do contínuo) e no elemento de surpresa. O prazer está nos contrastes, nos jogos da luz e da sombra da realidade e dos sonhos e do mistério. Está justamente na interseção entre o que é conhecido e lógico e o desconhecido. A beleza está no equilíbrio das partes. A visão da eternidade e unidade que existe nas coisas e na natureza como um todo é encontrada na observação de cada um dos múltiplos momentos passageiros que a compõe..."
( Rodrigo de Almeida Siqueira )
Aqui, no Brasil, PAULO LEMINSKY e ALEXANDRE BRITO se destacam nos haicais:
A noite - enorme
tudo dorme
menos teu nome
(P. L.)
*******
um dia alguém deduz
felicidade
tem a velocidade da luz
(A. B )
***********
Fonte das informações: www.kateweiss.art.br
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o haicai, proponho-lhe um desafio: escrever um e publicá-lo em seu blog, junto a uma imagem que o represente. Se ficar muito difícil, apenas selecione um haicai e a imagem. Também será um belo exercício estético! Eu já fiz o meu; está logo ali , abaixo deste post. Tenha um bom trabalho ! E que sejam maravilhosas as descobertas poéticas!
3 comentários:
Ai, que coisa linda!
Os japoneses são tão sábios e este tal de "Haicai" lembrou-me a singeleza e o impacto do ikebana que eles fazem com suas flores.
Posso até tenta, mas acho difícil fazer poesia, rimas, etc...
Agora vou ficar com isto na cabeça.
haha
beijo carioca
"Sorella",
Muito interessante o significado do haicai, gostei muito da forma como é feito e o que representa, a busca da essência da natureza.
Confesso que achei a tarefa sugerida um pouco complicada, mas após algumas tentativas realizei-a e postei para que verifique se está correta.
Beijo de carinho,
Benja.
Bem, como hoje fez um lindo dia e fomos à praia, acho que me tomei de inspirações, então veja o que deu:
Sol brilhando,
areia clara e vento no ar,
Sábado de lagartear...
hahahhaha
sou terrível para rimas, mas acho que não foi tão mal, né mesmo!
bom domingo.
Postar um comentário