quinta-feira, 4 de setembro de 2008

UM POUCO SOBRE O HAICAI


Segundo o MICHAELIS: MODERNO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA, publicado em 1998, pela Companhia Melhoramentos, o haicai é uma "pequena composição japonesa, em que se cantam as variações da natureza e a sua influência na alma do poeta. Consta de dezessete sílabas,
divididas em grupo de cinco, sete, cinco".

Veja um exemplo:

( Desconheço o autor da imagem )


"...Esta antiga forma poética permanece hoje ainda revelando a sensibilidade dos poetas na busca da essência da natureza, no íntimo de todas as coisas de forma simples, sutil e artística. Seu pequeno tamanho está relacionado com a busca da unidade de forma compacta, com o foco e com o fato de que é mais fácil transmitir, lembrar e reviver rapidamente as impressões em poemas curtos..."

******


"A friagem de um dia frio, o calor de um dia quente, a lisura de uma pedra, a brancura de uma gaivota, a lonjura das montanhas distantes, a pequenez de uma florzinha, a umidade de uma estação chuvosa... Isso é motivo para um Haicai."

( R. H. BLYTH )

*******

"As vantagens sobre o estudo e disciplina na escrita e apreciação de haicais são infindáveis. Áreas da vida como percepção, concentração, escrita em geral, comunicação, relacionamentos, intuição, autoconhecimento, meditação, expressão e gosto estético são afetadas e desenvolvidas de forma surpreendente e enigmática por quem entende e participa do haicai."

******

Uma das mais belas definições de haicai é a de LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL:

Que é um Haicai?

É o cintilar das estrelas

num pingo de orvalho!

Agora aprecie estes outros:

Quietude -

O barulho do pássaro

Pisando em folhas secas.

(Ryush)

Já é primavera:

Uma colina sem nome

Sob a névoa da manhã.

( Matsuo Basho)

Passo a passo

sobre a montanha no verão -

de repente o mar.

( Issa)

"...O objetivo é capturar a essência do local numa poesia contemplativa com grande valorização nos contrastes, na transformação e dinâmica, nas cores, nas estações do ano, na união com a natureza, no momento passageiro versus eternidade ( ruptura do contínuo) e no elemento de surpresa. O prazer está nos contrastes, nos jogos da luz e da sombra da realidade e dos sonhos e do mistério. Está justamente na interseção entre o que é conhecido e lógico e o desconhecido. A beleza está no equilíbrio das partes. A visão da eternidade e unidade que existe nas coisas e na natureza como um todo é encontrada na observação de cada um dos múltiplos momentos passageiros que a compõe..."

( Rodrigo de Almeida Siqueira )


Aqui, no Brasil, PAULO LEMINSKY e ALEXANDRE BRITO se destacam nos haicais:

A noite - enorme

tudo dorme

menos teu nome

(P. L.)


*******

um dia alguém deduz

felicidade

tem a velocidade da luz

(A. B )

***********

Fonte das informações: www.kateweiss.art.br

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o haicai, proponho-lhe um desafio: escrever um e publicá-lo em seu blog, junto a uma imagem que o represente. Se ficar muito difícil, apenas selecione um haicai e a imagem. Também será um belo exercício estético! Eu já fiz o meu; está logo ali , abaixo deste post. Tenha um bom trabalho ! E que sejam maravilhosas as descobertas poéticas!



3 comentários:

Beth/Lilás disse...

Ai, que coisa linda!
Os japoneses são tão sábios e este tal de "Haicai" lembrou-me a singeleza e o impacto do ikebana que eles fazem com suas flores.
Posso até tenta, mas acho difícil fazer poesia, rimas, etc...
Agora vou ficar com isto na cabeça.
haha
beijo carioca

Irmão Sol, Irmã Lua disse...

"Sorella",
Muito interessante o significado do haicai, gostei muito da forma como é feito e o que representa, a busca da essência da natureza.
Confesso que achei a tarefa sugerida um pouco complicada, mas após algumas tentativas realizei-a e postei para que verifique se está correta.
Beijo de carinho,
Benja.

Beth/Lilás disse...

Bem, como hoje fez um lindo dia e fomos à praia, acho que me tomei de inspirações, então veja o que deu:

Sol brilhando,
areia clara e vento no ar,
Sábado de lagartear...

hahahhaha
sou terrível para rimas, mas acho que não foi tão mal, né mesmo!
bom domingo.

Poderá também gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...